Aplicação dos óleos essenciais – VERDEINBOX
690
post-template-default,single,single-post,postid-690,single-format-standard,wp-custom-logo,theme-wellspring,mkdf-bmi-calculator-1.1,mkd-core-1.3.3,woocommerce-no-js,wellspring-ver-2.4.2,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-blog-installed,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-down-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-animate-height,mkdf-full-width-wide-menu,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.1,vc_responsive

Aplicação dos óleos essenciais

Óleos essenciais diluídos podem entrar na corrente sanguínea pela pele. Muitos fatores influenciam a absorção, entre eles o tipo de pele, as temperaturas ambiente corporal e a facilidade de absorção do óleo base.

Toque terapêutico

Os efeitos terapêuticos do óleo essencial são potencializados na massagem, pois essa induz o relaxamento profundo. Quando uma pessoa está estressada, o organismo é inundado de hormônios que a mantém atenta. Nesse estado, processos, como a imunidade, a regeneração celular e a assimilação de nutrientes, são interrompidos. O efeito relaxante ajuda os sistemas corporais a voltar a funcionar com eficácia.

Estudos mostram que, nas massagens, os óleos essenciais, em geral, trazem benefícios maiores que as substâncias neutras. O escalda-pés com lavanda, por exemplo, é mais relaxante e curativo que apenas água quente. Da mesma forma, massagens com óleos essenciais selecionados por propriedades terapêuticas específicas são eficazes para tratar problemas, como desconforto pós-cirúrgico, mal-estar provocado pelo câncer e dor nas costas, que aqueles com óleo vegetal simples.

Como o corpo absorve os óleos

Eles podem ser absorvidos pela corrente sanguínea quando aplicados na pele.
Durante a massagem, também se obtém benefícios ao inalar os aromas.

Moléculas de óleo essencial muito pequenas são absorvidas pelos poros, entrando na corrente sanguínea e surtindo efeito. Assim que chegam à corrente sanguínea, elas se espalham pelo sistema circulatório. Os efeitos terapêuticos promovem uma melhora.

Diluição de óleos essenciais
Essências concentradas

Por serem concentrados, então, como regra geral, os óleos sempre têm de ser diluídos em um óleo base, loção, pomada, bálsamo ou óleo de banho. Em enxaguatórios bucais os gargarejos, não devem ser ingeridos.

A maioria das preparações de óleos essenciais para a pele, mesmo diluídas, não pode entrar em contato com áreas delicadas, como olhos e mucosas.
No caso de alergias ou de pele sensível, é recomendável fazer um teste de contato com a substância escolhida antes do uso. Os únicos óleos essenciais que podem ser usados puros são os de lavanda e tea tree. Mesmo assim, não devem ser usados sem diluir em bebês ou crianças.

Perfumaria

Alguns óleos essenciais, como os de Ylanh ylang, jasmim, camomila e o absoluto de rosa podem ser os únicos a compor uma fragrância, diluídos em uma base alcoólica (3% a 15%).

Formas de aplicação

Há muitas formas de usufruir dos benefícios dessas substâncias.
Relaxar em um banho aromaterapêutico ou desfrutar de uma massagem são duas das mais apreciadas. Também é possível borrifá-los no ar, aplicar um pouco de óleo em um ponto de pulsação ou pingar algumas gotas em um lenço e inalar profundamente.

Massagem

Feita com óleo essencial, tem o benefício adicional do toque relaxante. Quando executada por um aromaterapeuta treinado, é um deleite, mas também é possível desfrutar de uma feita pelo parceiro ou praticar automassagem.
Como os óleos essenciais são concentrados, precisam ser diluídos em um óleo base. Para pele normal, tente um leve, como os de amêndoa, semente de uva, damasco, coco, girassol e canola. Para pele seca, use um nutritivo, a exemplo dos de abacate, Oliva, gérmen de trigo, Argan e jojoba. Óleos base medicinais, entre eles os de neem, calêndula e erva-de-são-joão, tem propriedades terapêuticas.

A terapia do toque

A massagem é uma das maneiras mais relaxantes de aproveitar os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais.

Quando usar

A massagem é ideal para tratar dores em regiões como músculos e articulações doloridas e para problemas digestivos, retenção de líquidos e alívio de cólicas menstruais.

Uma massagem terapêutica com óleos essenciais favorece um estado de calma e relaxamento profundo, e a sensação de estar sendo cuidado.

No Comments